Uma loja sem a necessidade interação com um atendente

No mundo afora, as lojas autônomas já estão com tudo! Países como Estados Unidos, com a Amazon Go, na China, com a Bingo Box e Hema Supermarket (Alibaba). No Brasil, o cenário para o desenvolvimento desses modelos de negócio ganhou força com a pandemia e o isolamento social como nunca.

E se a Amazon Go e o Alibaba estão investindo, por que você não vai investir também? Vem que é sucesso!

Em um cenário que pede menos contato, menos aglomeração e mais agilidade, as lojas de self checkout ganharam atenção de diversas empresas, ajudando a espalhar a palavra das lojas autônomas. Indo direto para os resultados, em 2020 o crescimento de consumo das lojas autônomas observado foi expressivamente maior do que nos anos anteriores. O valor médio de uma única compra aumentou em 39%, ou seja, de R$95 para R$132. E o número de clientes frequentes nas lojas físicas caiu 44% com a frequência de compra que caiu por volta de 10%.

Segundo pesquisa do Opinion Box, no 1.º semestre de 2020, 54% dos consumidores consideravam os cuidados preventivos que o supermercado apresenta contra o coronavírus e 48% optaram por lugares mais vazios para fazer as compras. Os dados falam por si só: os clientes estão mudando a sua forma de consumo e querem mais autonomia na hora da compra.

Diferentes modelos de lojas autônomas

Se você acha que só existe um único modelo de lojas autônomas, está enganado(a). Existem formatos que você vê há muito tempo nos shoppings, como as vending machines que são máquinas de bebidas, brinquedos e snacks pioneiros no mercado. Junto com os totens, as vending machines são a versão mais simples que temos de lojas autônomas. As conveniências, ou honest markets, se baseiam em um mini mercado mas é gerenciado por uma plataforma mobile, porém, as soluções podem variar conforme o negócio.

Os principais modelos de lojas autônomas trazem semelhanças com a Amazon Go, onde nela, os consumidores realizam todo o processo de compra utilizando o aplicativo da empresa, sem a necessidade de ajuda de um funcionário.

Se lá fora está sendo um sucesso, no Brasil com certeza as lojas autônomas serão uma febre! Como vimos na matéria de hoje, existem várias opções de modelos com self checkouts que você pode explorar e implantar no seu negócio. Agora basta se perguntar: o que falta para você começar? A Beepay está aqui para te ajudar!

Gostou do conteúdo? Não esqueça de compartilhar