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  • Como o consumidor se comporta na hora de comprar?

    6 de março de 2021

    Entenda nosso comportamento na hora de comprar, especialmente durante as compras do dia a dia.

    Qual o comportamento do consumidor em tempos de crise? - Cotidiano - Cursos  iPED

    Imagine que você é um empresário do setor varejista, mas não consegue entender como seu cliente se comporta nas horas de realizar as compras na sua loja. Você acredita que isso acaba diminuindo suas vendas? Acredita que seu potencial cliente pode não encontrar o que procura e você nem ficar sabendo? O que você faz para evitar isso?

    COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR

    O comportamento do consumidor é um conceito utilizado no marketing responsável que tem como objetivo entender os pensamentos e desejos de potenciais clientes. A princípio, uma das formas de entender mais profundamente o comportamento de quem compra na sua loja é por meio da oferta de jornadas de consumo mais personalizadas e assertivas, que supram todas as necessidades desse consumidor final. Mas na prática, você sabe como funciona?

    Segundo pesquisas, o comportamento do consumidor é influenciado por três macro fatores: culturais, sociais e psicológicos. Esses três fatores envolvem tudo no dia a dia do consumidor, desde sua classe social, idade, sexo, até como ele enxerga o mundo e sua personalidade. Na teoria está entendido, mas como isso acontece na prática?

    COMO COMEÇAR A ENTENDER O COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR

    Como sabemos, o comportamento do consumidor é muito abrangente, ou seja, não é um processo linear, logo ele é mais complexo e precisa de um estudo mais aprofundado. Veja algumas formas simples para você recolher informações sobre seus clientes:

    Redes Sociais

    As mídias sociais da sua empresa podem gerar uma boa coleta de dados sobre seus clientes, e podem ser uma ótima plataforma de comunicação direta com eles. É possível fazer enquetes que servem como pesquisas de mercado mais segmentadas. Além disso, as redes sociais são bastante utilizadas para analisar o perfil dos seguidores (idade, cidade, entre outros), além de ser um canal para obter feedback imediato sobre seus produtos e marca.

    Net Promoter Score

    O Net Promoter Score ou NPS é uma pesquisa de satisfação realizada quando o cliente adquire algum produto ou serviço da sua empresa. Essa nota é muito utilizada para medir a satisfação do cliente e recolher feedbacks, os quais serão importantíssimos para criar e/ou melhorar ofertas de produtos e serviços. . Esse tipo de pesquisa pode ser feita de forma online, por e-mail, por exemplo.

    O mais importante aqui é que o cliente sinta que você realmente se importa com a experiência dele e, dessa forma, ele se sinta um colaborador da sua marca trazendo seus próprios pontos de vista do que foi positivo ou de algo que precise melhorar.

    Prospecção de dados

    Esse método consiste na análise de dados que você pode retirar de diversos meios online. Além de retirar dados das suas redes sociais, também é possível recolher de outros canais, como por exemplo do seu site, descobrir quantas pessoas estão entrando nele e quais os artigos e tópicos mais procurados, por exemplo. Também é possível fazer uma pesquisa do nome da sua marca e ver as menções relativas a ela em outros sites. Esse tipo de dado pode ser muito importante para você entender o que mais chama atenção do consumidor no que diz respeito a sua empresa e produtos.


    Que entender o cliente é importante, a gente já sabe. Mas, que tal saber como ele se comporta em tempo real? Nós da Beepay, rastreamos todo o comportamento de compra do consumidor, entregando dados que ultrapassam a informação de saber o que ele consome. Nós, sabemos COMO ele consome, na hora que está fazendo compras na sua loja.

    Quer saber como? Fale com a gente! Vamos entrar de cabeça no mundo de big data, aumentar as vendas e o nível de satisfação do seu cliente?