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  • Experiência Apple de Vendas

    13 de dezembro de 2022

    Você chegou em uma mercearia, precisa comprar alguns itens e se depara com a seguinte situação: metade dos produtos da sua lista, estão do lado de trás do balconista, ou seja, somente ele tem acesso e você terá que falar um por um dos dos produtos para que ele te ajude a finalizar as compras. Chato, né? Isso ocorre desde 1879, quando James Ritty, inventou um equipamento para calcular e registrar transações de vendas e armazenar dinheiro nos EUA.

    Mas não é porque esse processo é tão antigo que ele não pode ser melhorado ou até mesmo, extinto. Hoje em dia, a situação citada acima sobre a mercearia é bem difícil de acontecer, principalmente em grandes metrópoles do Brasil.Agora com o tempo voando e a paciência das pessoas quase no limite, no novo checkout, é o caixa que vai até o cliente.

    Apple vendas no varejo

    Um exemplo que a transformação digital têm proporcionado, é a popularização em determinados setores do self-checkout, ou seja, opções onde os clientes podem fechar as compras de maneira autônoma. Esse formato de compra já está presente em diversos supermercados, mas ainda divide espaço com um grande número de caixas físicos.

    Outro formato atrativo é o checkout móvel, que vem se popularizando nos Estados Unidos como uma alternativa moderna que dispensa caixas registradoras. Esse formato ganhou força através das lojas da Apple, que mostrou que suas inovações tecnológicas não ficam restritas somente a seus produtos.

    Enquanto nos demais estabelecimentos é preciso se dirigir até o caixa e enfrentar filas para fechar as compras, nas unidades da Apple Store, os integrantes da equipe andam pelas lojas com um dispositivo móvel com software capaz de registrar o pagamento e emitir nota fiscal – que pode ser enviada via e-mail para deixar de lado o uso do papel.

    Chamamos esse formato de checkout de “Apple Like” e apesar da criação relacionada à gigante multinacional, o formato pode ser aplicado em qualquer empreendimento do varejo, independente do segmento ou do porte, basta querer.Alguns benefícios são facilmente identificáveis: o fim da fila e da espera, a liberação de espaço físico para as lojas, e mais segurança com o pagamento feito de maneira digital.

    A jornada do consumidor

    Por trás de um novo formato de checkout, surge a oportunidade de otimizar a jornada do cliente. Sem a limitação por trás dos caixas, os funcionários poderão focar na necessidade de cada cliente, fazendo um acompanhamento da chegada do consumidor até a finalização de compra do consumidor.A experiência do checkout móvel vai muito além de permitir o pagamento em qualquer local do estabelecimento. A ideia central é oferecer a melhor jornada para o usuário por meio de um atendimento personalizado e ágil.