Lojas Autônomas – Quais são as vantagens dessa tendência?
Vocês já estão cansados de ler que a loja autônoma é tudo de bom, é tecnologia, é o futuro, o cliente ama, todo mundo gosta, mas por quê?Para que você entenda mais sobre como uma loja de conveniência autônoma pode ser atrativo para você, fizemos uma lista com os principais benefícios que elas oferecem para esse segmento. Anote tudo!
1.Disponibilidade 24 horas/7
Diferente do que ocorre nas lojas convencionais, você não precisa ficar restrito ao horário comercial da sua cidade. Caso você queira, o seu negócio pode funcionar 24 horas e 7 dias por semana. Isso vai ampliar, é claro, a sua lucratividade sem aumentar os seus custos, já que o seu cliente consegue fazer as compras sem a ajuda de um funcionário.
2.Higiene e segurança
Com uma loja autônoma, os clientes podem ter a liberdade de realizar as suas compras sem aglomeração, evitando a transmissão de vírus e de bactérias com outras pessoas. O fato do pagamento ser feito via aplicativo, também proporciona ao cliente mais segurança, evitando roubos e fraudes.
3. Adaptável para diferentes segmentos
Uma vantagem deste formato de negócio, é que as lojas autônomas não se adaptam apenas à realidade dos supermercados, a sua flexibilidade permite ir muito, além disso. Elas podem ser implementadas para vários segmentos, incluindo lojas de vestuários, itens de tecnologia, farmácias e o que a sua imaginação e coragem permitirem.
4 . Controle e reposição do estoque
O monitoramento automatizado dos produtos e prateleiras geram dados que previnem interrupções no fluxo de vendas, auxiliam no planejamento de diversidade de produtos e melhoram o design da loja. Esse monitoramento é possível ser acompanhado em tempo real pelo gestor, fazendo com que consiga acompanhar os números de vendas, estoques e fluxo de clientes.
5. Tecnologias com custo-benefício positivo e altamente escaláveis
A implantação do self checkout possibilita o remanejamento da mão de obra de operadores de caixa para outros setores do seu negócio, reduzindo assim os custos das operações e a automação de processos que possibilitam ganhos de escala e a expansão do empreendimento.
6. Vantagem competitiva
Pense nos seus concorrentes: você acha que eles já não instalaram ou planejam instalar opções de self checkout em suas lojas? Se a resposta for não, nem pense em relaxar. É uma corrida contra o tempo, se eles ainda não escutaram falar sobre essa tecnologia, eles podem ouvir falar amanhã e você vai ficar para trás.Investir na tecnologia agora é uma forma de se colocar em vantagem competitiva. Afinal, pelo jeito que as coisas andam, o self checkout vai deixar de ser uma tendência para se tornar uma necessidade em qualquer negócio.