• Conteúdos / Blog
  • BeeBlog

  • Conteúdos / Blog / Lojas de conveniência são as próximas lojas do futuro?
  • Lojas de conveniência são as próximas lojas do futuro?

    22 de abril de 2021

    Uma loja de conveniência é um pequeno estabelecimento comercial, normalmente operado em regime de franquia, e quase sempre localizado em um posto de gasolina, ferrovia ou embarque, ou em uma rua movimentada. Eles representam uma forma de aumentar a renda e atrair novos consumidores. Mas o que faz esse tipo de comércio se tornar um atrativo para se tornar uma loja do futuro?

    Vendas nas lojas de conveniência crescem na contramão do varejo - Pequenas  Empresas Grandes Negócios | Negócios

    Aumento nas vendas em 2020

    A crise que surgiu durante a pandemia dentro do setor varejista surpreendeu a todos que esperavam quedas nas vendas. Segundo dados obtidos pela ABRAS (Associação Brasileira de Supermercados) mostram que em 2020 houve um crescimento de 3,9%, enquanto farmácias tiveram 7,74% a mais em seu faturamento, considerando o mesmo período em 2019, segundo a Abrafarma (Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias). Grande parte destes números tiveram forte participação nas vendas online.

    No entanto, de acordo com uma pesquisa realizada pela consultoria britânica Ascential Retail: Convenience Stores, existe na verdade um segmento de mercado que é totalmente dependente de lojas físicas e as vendas durante este período ainda aumentaram significativamente em 11,6%. Na Rússia, essa taxa de crescimento atingiu 20,33%. Nesse sentido, até 2020, as vendas globais em lojas de conveniência deverão ser o terceiro maior crescimento na categoria varejo, perdendo apenas para as vendas de e-commerce e lojas de descontos.

    Valorização das lojas de conveniência

    A valorização das lojas de conveniência é uma tendência impulsionada por novos hábitos de consumo após a pandemia. Pessoas em estado de isolamento social cozinham mais em casa, preferem fazer compras em lojas próximas, estar perto de seus locais de moradia ou de trabalho e comer de forma mais dispersa e sem grandes estoques.

    No Brasil, as lojas de conveniência estão intimamente ligadas aos postos de gasolina, e as maiores empresas do setor pertencem às petrolíferas. No entanto, os grandes varejistas estão aumentando o número de lojas e aumentando a concorrência. No ano passado, um gigante latino-americano anunciou sua entrada em nosso mercado. Um exemplo disso é a marca Oxxo, que possui 18 mil lojas no México, Chile, Colômbia e Peru, formou uma joint venture com a Femsa no México e a Raízen Combustível no Brasil e se prepara para abrir sua primeira loja fora do posto.

    Percebendo o potencial deste mercado, os participantes da área têm feito investimentos sem precedentes em inovação e integração de novas tecnologias. É esse segmento de mercado que introduziu alguns dos modelos de loja mais inovadores. Os exemplos mais representativos são os exemplos da Amazon Go, gigante Amazon e China BingoBox, que são pioneiras na abertura de lojas automatizadas de grande porte.

    As lojas de conveniência ganham maior relevância neste novo momento de consumo por conta de suas características. Com serviços como autoatendimento, compra rápida e sem dinheiro, além de fornecer uma variedade de produtos e adaptados às reais condições locais. Todos eles são suportados por tecnologia de ponta e podem ser associados a opções de entrega por meio de um aplicativo ou método de entrega.


    Gostou? 

    Então, que tal abrir sua própria loja autônoma utilizando a nossa tecnologia? Sua loja de conveniência pode se tornar uma loja do futuro com a Beepay!

    Com a nossa solução não é necessário pessoas para operar a loja, ou seja, o consumidor faz suas compras sozinho, sem atendentes, caixas etc., apenas utilizando o smartphone.

    Entre em contato conosco e marque uma reunião!

    www.beepayapp.com.br