• Conteúdos / Blog
  • BeeBlog

  • Conteúdos / Blog / NRF 2021: confira as novidades do varejo
  • NRF 2021: confira as novidades do varejo

    2 de fevereiro de 2021

    Confira quais foram as novidades e inovações lançadas durante o maior evento de varejo do mundo!


    A NRF (National Retail Federation) é a maior organização mundial do varejo e, anualmente, organiza uma convenção, que reúne os maiores líderes do setor para trocarem ideias e inovações para o mercado. Em 2021, por conta da pandemia, o evento que ocorreria em janeiro de forma presencial foi adiado para junho, e foi feito a primeira parte dele de forma virtual entre os dias 12 e 21 de janeiro.

    Durante o evento foi muito comentado o impacto que a pandemia causou em relação às lojas físicas. E, ao contrário do que muitos podem pensar, a partir do momento que a população recebe a vacina a tendência é que as lojas físicas se tornem um atrativo maior para o público, que está saturado de fazer tudo de forma digital, procurando obter uma nova experiência nas compras.

    NRF Anuncia Novo Formato, Tema e Momento para a NRF 2021: o Big Show do  Varejo - Núcleo de Varejo

    Levando em conta essa busca do consumidor por novos atrativos, surgem diversas inovações dentro do varejo atreladas à tecnologia. Veja a seguir quais as maiores tendências para esse ano:

    LOJAS AUTÔNOMAS

    Essa é tendência de mercado, que vem ganhando força após o lockdown, consiste em lojas com autonomia própria, ou seja, que não necessitam de funcionários nos caixas para operar! Muitos varejistas já perceberam que expandir via lojas autônomas significa entregar conforto e autonomia para os clientes, melhorando suas experiências de compra, já que comprar numa loja autônoma é muito mais rápido do que numa loja tradicional.

    Para entender melhor, vamos explicar como funciona de modo geral esse tipo de estabelecimento, que pode variar seu modus operandi conforme a empresa, mas a ideia é a mesma para todas:

    O cliente baixa o aplicativo da sua loja e compra fisicamente no seu estabelecimento apenas apontando a câmera do celular para o código de barras do produto desejado. Depois disso é só pagar também pelo aplicativo e voltar para casa. Sem filas, sem perda de tempo, tudo com muita segurança!

    Lojas autônomas dentro dos condomínios foram impulsionadas pela pandemia -  GeraçãoE

    LIVE SHOPPING

    Uma grande tendência que emergiu durante o lockdown em 2020 foram as “compras ao vivo”, também conhecida como live shopping. Esse tipo de recurso ficou mais conhecido devido ao aumento do uso do Instagram, já que grande parte do comércio se manteve fechado no presencial.

    Esse recurso permite que os comerciantes criem um catálogo com produtos que serão expostos durante uma live, ficando mais fácil para o cliente já ver o produto e fazer a compra na mesma hora. Esse tipo de tecnologia já é muito utilizada na China, onde existem canais de livestream com diversas empresas, que utilizam até mesmo influencers para fazer a divulgação dos produtos.

    No Brasil, apesar de ser um conceito novo, já existem algumas lojas utilizando influencers para a divulgação de produtos por meio de lives, com o intuito de mostrar aos potenciais clientes uma nova e exclusiva forma de demonstração e experimentação, com pessoas que já entendem e dominam o assunto.

    Live-stream shopping in China could be worth $170 billion this year. But  it's a tough market to crack - CNN

    Durante o evento ainda foi falado como o mercado varejista precisa ser visto cada dia mais como uma tech company, visto que existe muito trabalho em conjunto com áreas de programação, infraestrutura, analytics, entre outros. O crescimento do varejo está atrelado a esse crescimento constante de empresas de tecnologia.

    Agora que você já sabe quais as novas tendências para esse ano, que tal começar a trazer essas inovações para sua empresa? Chegou a hora de inovarmos cada vez mais dentro do varejo e construir uma rede que alcance cada vez mais pessoas ao redor do mundo!